Univiçosa promove mais uma Feira da Cidadania 1b4r6a

Neste sábado (14), a Univiçosa, em parceria com a Secretaria de Saúde de Viçosa, realizou a Feira da Cidadania no Bairro Paraíso, a terceira deste semestre. 1056f

Publicado em 16 de maio de 2016

Foram mais de 200 atendimentos na comunidade 555pq

Alunos do curso de Medicina Veterinária, orientados pela Professora Ludmila Rodrigues Reis, orientaram a população sobre cuidados médico-veterinários e distribuíram panfletos sobre vermifugação, vacinação e raiva, além de promoverem conscientização sobre combate ao mosquito Aedes aegypti.

Fotos da Feira de Saúde e Cidadania do Paraíso

A Professora Svtlana Fialho Soria Galvarro orientou os alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Química, que distribuíram sabão e amaciante feitos pelos acadêmicos a partir do óleo de cozinha usado. “Fazemos esse trabalho com a comunidade de Silvestre, arrecadando óleo usado de cozinha para evitar que esse material contamine o solo e a água. Com esse óleo, os estudantes fabricam o sabão ecológico para distribuir nas feiras. Também produzimos o amaciante caseiro, com produtos naturais, uma alternativa para a população”.

Acadêmicos dos cursos de Enfermagem e de Farmácia avaliaram pressão arterial e glicemia e deram orientações sobre saúde, coordenadas pelos professores Elenice Dias e Adriano Simões. A equipe da odontologia do município orientou a comunidade sobre higiene bucal e distribuiu pastas e escovas de dente.

Acadêmicos de Nutrição fizeram avaliações nutricionais, supervisionados pela Professora Simone Torres. O curso de Fisioterapia fez o diagnóstico postural da população em ações coordenadas pelo Professor Andrês Chiapeta.

A Professora Tereza Brandi e acadêmicos do nono período de Psicologia deram diversas orientações à comunidade sobre a importância da participação dos pais na educação dos filhos, aplicando um inventário e distribuindo cartilha explicativa. “Nós da equipe da Psicologia participamos da Feira da Cidadania para oferecer um espaço para a comunidade conhecer o nosso trabalho. A educação é tudo, e a família é a base”, relatou a Tereza Brandi. “A avaliação psicológica é para detectar a participação dos pais na educação dos filhos, dando orientações e distribuindo a cartilha. O Inventário de Estilos Parentais (IEP) avalia a participação dos pais na educação dos filhos em questões relacionadas a drogas, educação escolar, como se portar com limites”, exmplicou a acadêmica do curso Kátia Cruz.

O Secretário da Associação Comunitária do Paraíso, Marco Antônio Evangelista Cardoso, disse que a comunidade é muito carente em relação à saúde e que essas ações são importantes.

O Professor Marcelo Dias, Coordenador de Extensão do Núcleo de Pesquisa e Extensão da Univiçosa (NUPEX), disse que essas ações são muito importantes porque permitem aos alunos um treinamento supervisionado pelos professores. Além disso, a comunidade tem contato maior com temas relacionados à preservação da saúde.

A próxima Feira da Cidadania será no dia 04 de junho na Cidade de Ervália.